O México compromete-se mais uma vez com o turismo sustentável, introduzindo novas oportunidades económicas orientadas para o mercado que apoiam a conservação e o desenvolvimento comunitário. O Conselho de Turismo do México e outras entidades governamentais de turismo vamosporai.com mexicanas, em conjunto com a Aliança do Patrimônio Mundial (WHA), Expedia, Inc. e a Fundação das Nações Unidas, iniciaram um programa de parceria educacional para representantes da Expedia e membros de comunidades locais no México para garantir a protecção da delicada biodiversidade, ao mesmo tempo que capacita as comunidades rurais através do empreendedorismo.

No início deste ano, os funcionários da Expedia viajaram para a Península de Yucatán, no México, para trabalhar com a Community Tours Sian Ka’an (CTSK), uma cooperativa de turismo local, predominantemente de propriedade maia, que trabalha para garantir a proteção da delicada mistura de recifes de coral, manguezais, águas profundas e claras. piscinas de água e florestas, que atraem cada vez mais turistas para o sul vindos das proximidades de Cancún e da Riviera Maya.

“Estamos muito entusiasmados e orgulhosos dos benefícios que nossas pequenas comunidades locais estão recebendo”, comentou o CEO do Conselho de Turismo do México, Francisco Lopez Mena, no Community Tours Sian Ka’an. “O CTSK é um exemplo perfeito de como podemos capacitar uma comunidade local com as competências empreendedoras adequadas, ao mesmo tempo que protegemos o ambiente e oferecemos aos visitantes uma experiência rica e gratificante”, afirmou Lopez Mena.

Um representante da CTSK, Manuel Quezada IX, foi recentemente palestrante durante o Diálogo para o Futuro das Nações Unidas: Fórum de Empreendedorismo Indígena organizado com a Aveda, Inc., para discutir questões relacionadas ao empreendedorismo indígena, oportunidades e desafios. Satisfatoriamente, a CTSK registou um crescimento de receitas superior a 125 por cento e foi recentemente reconhecida com o prestigiado Prémio Equator, atribuído semestralmente às iniciativas de projectos comunitários de desenvolvimento sustentável mais inovadoras do mundo.

“O turismo é fundamental para criar um eleitorado para a conservação”, disse o secretário de Turismo do México, Rodolfo Elizondo, “É importante para nós, como líderes nesta indústria, capacitar nossas comunidades locais e trazer mudanças significativas, benefícios financeiros e ambientais para que todos possam desfrutar, ” acrescentou Elizondo.

Em 2006, e sob a liderança de Elizondo, o México tornou-se membro da Aliança do Património Mundial (WHA), sendo o primeiro secretariado nacional de turismo a aderir a uma organização como tal. Ao assinar um acordo com a AMS, o país reitera o seu compromisso com a promoção e preservação dos 26 sítios do Património Mundial do México.

O México ocupa o primeiro lugar nas Américas e o oitavo no mundo em locais da UNESCO, uma distinção dada a locais de relevância histórica, cultural e natural para o mundo. As ilhas e áreas protegidas do país no Golfo da Baixa Califórnia, declaradas Património Mundial em 2005, são a mais recente adição à impressionante lista do México.